A nova unidade será comandada pelo juiz Marco Antonio Montemór

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, desembargador Luiz Elias Tâmbara, inaugurou na manhã da última terça-feira, 13, a Vara do Júri e da Infância e Juventude, a primeira da cidade especializada em casos ligados a crianças e adolescentes. Além de autoridades jurídicas, a solenidade também contou com a participação de autoridades políticas e militares. O evento durou cerca de duas horas. A nova Vara funcionará no Fórum Criminal, localizado na praça Monsenhor Silva Barros, Centro.
O presidente da 18ª subsecção da OAB-Taubaté, Paulo de Paula Rosa, foi um dos cinco convidados – Dr. Flávio Oliveira César, juiz diretor do Fórum de Taubaté; Dr. Paulo Rogério, promotor de Justiça; Maria Gorete, vice-presidente da Câmara; e o desembargador Luiz Elias Tâmbara - a usar a palavra durante a cerimônia. Em seu discurso, Paula Rosa se referiu a Tâmbara como “o semeador”. “Porque foi na gestão dele [desembargador Elias Tâmbara] que foram criadas e instaladas o maior número de Varas especializadas nas Comarcas do interior paulista. Desconheço outro presidente do TJ que tenha feito mais”, destacou.
Paula Rosa lembrou que Tâmbara encerra sua gestão neste ano à frente do TJ e que, a partir de 1º de janeiro, quem assumirá a função de chefe do judiciário no Estado de São Paulo será o desembargador Celso Limongi, eleito na manhã desta quarta-feira, 7, com 137 votos. O novo presidente ficará no cargo até dezembro de 2007. “Esperamos que ele [Dr. Limongi] persevere com a criação de novas Varas, dando continuidade ao trabalho desenvolvido por Tâmbara no interior paulista”.
Cenário
Atualmente, Taubaté possui outras 11 Varas - cinco cíveis, três criminais, uma de Execuções Criminais, uma da Família e um Juizado Especial Cível.
A Vara da Infância e Juventude será comandada pelo juiz Marco Antonio Montemór, que dirigia a 3ª Vara de Pindamonhangaba, e contará com 14 funcionários - um diretor, dois chefes, um auxiliar, sete escreventes e três oficiais de Justiça.
A criação da Vara, segundo o TJ, foi viabilizada pelo remanejamento de funcionários dos cartórios e pela contratação de escreventes aprovados no último concurso público.
No mesmo dia, em Tremembé, o presidente do TJ também prestigiou a entrega da 2ª Vara. A nova repartição contará com sete funcionários e ficará sob os cuidados do juiz Claudio Antonio Marquesi. Segundo o TJ, nos últimos dois anos foram instaladas 159 Varas em todo o Estado.

[+] Aspirina, trapalhadas e Eleições
| home |

©Jornal CONTATO 2005