Gabriela Camargo
gabijornalista@hotmail.com

Declaração de amor

Gabriela Camargo tem apenas 19 anos e cursa o 2º ano de jornalismo da Unitau. No último bimestre desse ano teve seu primeiro contato com a crônica escrita. Foi uma paixão à primeira vista. Só superada pelo amor que declara publicamente a Taubaté, a cidade que adotou. A crônica “Olá, Taubaté” foi aprovada por seus professores. Foi o sinal que Gabi precisava para criar coragem e enviá-la para CONTATO. Infelizmente, Gabi ainda é uma exceção. Raramente temos recebido contribuições da área de comunicação da Unitau. Torcemos para que o exemplo dessa jovem faça escola dentro das escolas de comunicação, literatura e todas aquelas que ainda mantêm suas futuras estrelas literárias no anonimato. CONTATO se compromete em divulgar. Taubaté, do alto dos seus 360º aniversário, com certeza, agradece.

Paulo de Tarso
Diretor de redação

Olá, Taubaté

Ainda me lembro de quando a conheci. Eu tinha apenas 6 anos, e você, 347.
Lembro-me de como me encantei pelo seu jeito simples e “caipiresco” de ser. Mas ultimamente tenho notado uma tristeza em você. Anda quieta e sem alegria. O que houve? Pode me falar, afinal somos amigas de longa data. Você já é bem crescida e tem um futuro maravilhoso pela frente.
Como vão os seus filhos? O quê? Eles não têm lhe dado atenção? Nossa, Taubaté! Não se preocupe. Filhos são assim mesmo só voltam para o nosso colo quando estão em apuros. E, na maioria das vezes, sempre voltam. Mas você não pode negar que tem filhos maravilhosos. São quantos mesmo? São 244.107 que não param de crescer. Sem contar com aqueles famosos, como Hebe Camargo, Tony Campello e Cid Moreira, que já não residem aqui. E aqueles que já se foram como Celi Campello. E Mazzaropi e Monteiro Lobato, que não são seus filhos de sangue, mas você os acolheu de coração.
O seu aniversário está chegando, você deve ficar feliz. O quê? Então é isso? E por que você está triste? Fazer aniversário não é tão ruim. As pessoas não se lembram da sua idade? Não? Ah! Mas, pense bem, elas se lembram da data do seu aniversário e isso é o mais importante. E demonstram sempre amor por você. Prepare-se, dia 5 de dezembro é o seu dia, e você completará 360 anos. O quê? Você não é velha não. Acredite! Você é muito jovem em vista de muitos outros.
O que é velha por aqui é a mentalidade dos seus filhos, que muitas vezes esquecem que você é muito importante e no passado você foi a maior cidade produtora de café do País. E com isso você contribuiu muito para a construção desta Pátria.
Ah! Taubaté, como eu te amo. Para mim, melhor cidade não há.
Desejo-lhe tudo de bom e prometo ser uma filha fiel. Porque qual melhor presente dar a você senão o amor e a dedicação de um filho.
Parabéns, minha Taubaté.

 

| home |

© Jornal Contato 2005