Por: Visconde de Uberaba

"EM DOIS MESES, O TAUBATÉ ESTARÁ NA A-4"
Sócio-proprietário da MECA, terceirizadora do futebol do Burrão, Toninho da Meca, ainda não digeriu a decisão judicial que determinou o fim do acordo entre a empresa e o clube. Como represália, promete infernizar a vida do Esporte Clube Taubaté. Dentre suas ameaças, está o encerramento do patrocínio da Volkswagen.

Abatido, e descontente com a decisão da Justiça, Toninho desabafou por mais de meia hora, na quarta-feira, 29, em pleno Joaquinzão: “Coloquei dinheiro do meu bolso no Taubaté. Tirei o time da A-3 e fomos muito bem na A-2. Contratamos jogadores. Acertamos o time. Hoje temos a melhor equipe de juniores. Quando a situação estava ruim no Taubaté, ninguém queria se envolver. Agora que arrumamos tudo, melhoramos, aparece esse bando de aproveitadores. Esse é o futebol brasileiro: todo mundo mete o bico nele!”.
O prazo dado pela Justiça para que MECA deixe definitivamente o Taubaté deve encerrar no dia 3 de dezembro. Até lá, Toninho pouco conseguirá reverter a seu favor. Tampouco a diretoria do clube. A temporada 2006 inicia em fevereiro e as atividades do Taubaté estão completamente paralisadas.
A época de colheita dos resultados negativos está se aproximando. E não vai demorar. As previsões são as piores possíveis, segundo o próprio Toninho, que promete impedir qualquer nova iniciativa junto ao Burrão.
O proprietário da MECA garante que os torcedores estão do lado dele. “Tenho recebido apoio nas ruas. O pessoal tem entendido a minha situação. Não vou sair no prejuízo”. Toninho vai além e ameaça travar o time porque, segundo ele, os jogadores são da MECA e poderão ser impedidos de jogar pelo Esporte caso o contrato seja rompido. E volta a ameaçar: “Vou entrar com processo a cada jogo. Isso aqui vai virar uma nova Matonense. Em dois meses, o time estará na A-4. Infelizmente, é isso que vai acontecer. Não vou deixar ninguém trabalhar”.
E ainda não satisfeito confessa que entrou em contato com a Volks para encerrar o contrato com o clube. “Eu arrumei o patrocínio, eu cancelo”. Nos próximos dias, segundo Toninho, a diretoria do Taubaté deverá receber um comunicado do departamento jurídico da Volks cancelando o patrocínio.

Mestre Ronaldo vence na luta individual

O professor e mestre Ronaldo Fraga, faixa preta 5º grau acaba de conquistar o 1º lugar na categoria de luta individual e 2º lugar na categoria em equipe nos Campeonatos Paulistas Open e Máster de Shiai-Kumite, realizado no dia 12 de novembro, no ginásio da Portuguesa de Desportos, em São Paulo. Fraga lutou pela Academia Hatha que representou Taubaté nesse evento. Destacou-se, também, a atleta infantil Naomi Miyahira Hipólito que obteve p 2º lugar na categoria Kata.
O karate surgiu em Okinawa, Japão, e significa mãos vazias (Kara = vazia e te = mãos). Trata-se de uma arte japonesa voltada para o desenvolvimento espiritual (Do), criada no século 14. Okinawa foi a primeira parte do Japão a entrar em contato com os portugueses, que lá introduziram a arma de fogo, que mudou completamente as técnicas de guerra até então conhecidas. Kumite é o combate propriamente dito e Shiai – Kumite é a vitória por pontos.
As vitórias de mestre Fraga e da atleta mirim Naomi ficam ainda mais valorizadas quando se observa que havia mais de 300 atletas competindo nas categorias Kata e Shiai-kumite. Parabéns a esses vitoriosos representantes de duas gerações de atletas taubatenos.

Cirurgia bariátrica

Não se trata de palavrão. Esse nome esquisito refere-se a uma técnica que está muito em voga para combater a chamada obesidade mórbida. A obesidade quando se torna mórbida significa que ela está em um estágio avançado e mortalmente perigoso. Existe uma fila enorme à espera de vaga para fazer cirurgia de redução do estômago na rede pública. Uma espera que pode levar anos.
Doutor José Estéfano de Oliveira, respeitado médico taubateano, acaba de receber um certificado de Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. Um motivo de orgulho para Taubaté que agora dispõe de um profissional habilitado, único na cidade, para atender os pacientes, e não são poucos, que esperam por uma oportunidade para realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS.

 

 



| home |

© Jornal Contato 2005