Por Marlon Maciel Leme

O prazo para os interessados em disputar as eleições em 2006 mudarem de partido encerrou-se em 1º de outubro. Na Câmara de Taubaté, a composição partidária sofreu pequenas mudanças. Depois do vereador Rodson Lima trocar o PP (Partido Popular) pelo PSC (Partido Social Cristão) e ser o primeiro a anunciar sua intenção de lançar-se candidato a deputado estadual, chegou a vez do vereador Luizinho da Farmácia, ex-PP, fazer o mesmo. Lançou sua candidatura para estadual nas eleições do próximo ano pela sua nova legenda, o PDT (Partido Democrático Trabalhista).
A ida de Luizinho para o núcleo brizolista, anunciada com antecedência por CONTATO, ocorreu no dia 26 de setembro. A troca de partido, porém, só foi anunciada durante a 32ª sessão ordinária da Câmara, realizada na quarta-feira dia 5.
Procurado por CONTATO na segunda-feira 10, o vereador afirmou por telefone que ainda aguarda uma decisão do PDT, mas que já estaria tudo acertado. “Falta a legenda dar um aval a respeito da minha candidatura”.
O partido deverá reunir seus filiados no final do mês para definir os nomes que possivelmente deverão disputar o pleito em 2006 e as futuras composições com candidatos a deputado federal.

Outra mudança
Maria Gorete seria um terceiro nome. Ouvida por CONTATO, a parlamentar afirmou que não será candidata nas próximas eleições. A vereadora que deixou o PMN no dia 5 de agosto ainda não definiu em qual legenda poderá se filiar. Sem partido, na Câmara -ela é a única que continua sem filiação-, Gorete adianta que tem dialogado com algumas legendas, mas não quis mencionar quais seriam. “Na hora certa vocês saberão”.

Corrida
A disputa por votos em 2006 promete ser acirrada. Prontos para dar a largada estão nomes como Antonio Mario Ortiz, que trocou o PMDB pelo PFL; o deputado estadual Afonso Lobato que ira buscar a reeleição pelo Partido Verde, e Silvio Sanzoni, proprietário da Rádio e TV Metropolitana, recém-filiado ao PV, que poderá concorrer à federal; Ary Kara tentará se reeleger à Câmara Federal e dobrar com Ary Filho para estadual, ambos do PTB; Chico Saad, líder do PMDB, e Isabel Camargo (PDT), candidata derrotada à prefeita nas eleições municipais em 2004, deverão concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa. No PT, o assunto não foi discutido, mas o vereador Jeferson Campos afirma que ainda não surgiram nomes no partido.

Em stand by
Embora assegure que não será candidato, Ortiz Junior tem o apoio de seu pai, o ex-prefeito Bernardo Ortiz. A qualquer momento, poderá lançar uma ofensiva de apoio à candidatura do filho que foi reeleito presidente do Diretório do PSDB, em Taubaté.
Carlos Peixoto que tinha tudo para disputar, ainda não se sabe por que, anunciou desistência e pediu da tribuna para que não votem nele.

[ + ] Autódromo à vista
[ + ] A máfia do apito

| home |
© Jornal CONTATO 2005