Por: Glauco Callia

HU: novos rumos


“O polvo se cozinha na própria água”

Com a liberação das tão sonhadas verbas que o Governo Alckmin havia prometido ao Hospital Universitário (HU) de Taubaté, é interessante refletir sobre o que se fazer com o H U no novo quadro que a Saúde de Taubaté apresenta. O Hospital Regional (HR), com sua atual configuração, veio para ficar. Isto é um fato. A redivisão das clínicas deixou, claramente, os procedimentos de maior retorno para o HR que é de responsabilidade estadual. Isto já era esperado.
O foco da questão é: HU dificilmente levantará capital de giro para investimentos somente com a verba SUS. Duas alternativas estão colocadas: continuar batendo no Governo clamando por verbas de custeio que não virão, ou seguir o exemplo do Regional, isto é, investir no particular. A idéia é válida e certamente é o que se passa na cabeça da FUST. Acontece, porém, que as seguidas crises, amplamente divulgadas, prejudicaram muito a credibilidade do HU, inclusive como fornecedor de serviços.
Esta situação, entretanto, poderá ser revertida a partir do momento em que a UNITAU investir na imagem do seu Hospital (que está renascendo das cinzas) em termos de marketing. Desse modo, o serviço particular poderá ser otimizado e, conseqüentemente, o capital de giro aumentado fazendo com que, ao menos, a negociação de dividas com fornecedores e investimentos ainda que tímidos sejam feitos. Um exemplo do nascimento de uma nova mentalidade menos beata e mais profissional está na contratação de uma assessoria de imprensa para que o Hospital possa divulgar os seus serviços.
Do ponto de vista prático, temos um exemplo já em funcionamento. O Novo Serviço de Endoscopia do HU, que acabou de ser inaugurado, trata com a mesma excelência tanto pacientes SUS quanto particulares. Além disso, por se localizar em um HU, conta com professores gabaritados na área promovendo, inclusive, um grupo de pesquisa que já começa com intercâmbio junto ao Hospital Sírio Libanês. Só isso já possibilita manter o serviço sempre atualizado com referencia no que há de melhor em São Paulo.
Experiência como esta tem de ser seguida porque num contexto novo de Saúde poderá ser o começo da solução de uma crise que dura décadas.



© Jornal Contato 2005 - info@jornalcontato.com.br