Por: Glauco Callia

Psiquiatria: um bicho de sete cabeças

“Não tem dó no peito não tem jeito, não tem ninguém que mereça , não tem coração que esqueça , não foi nada e você fez um bicho de sete cabeças” (Zeca Baleiro )

Tudo indica que a novela dos leitos psiquiátricos do HUT (Hospital Universitário de Taubaté) está no fim. Informações recentes mostram que a construção da ala psiquiátrica do HUT, que contará com vinte leitos e que levará cerca de 6 meses para ficar pronta, está prevista para iniciar em outubro.
O custo da obra foi estimado em torno de R$750,00 mil e seu custeio gira em torno de R$120,00 mil/mês. No entanto, pouca atenção está sendo dada ao real sentido da obra. Na verdade, não se fará ali um “manicômio ou um depósito de loucos” como muitos estão dizendo. O intuito da obra é fazer a internação, o tratamento de emergência e o estudo dos pacientes em surto que não tenham a condição de voltar para casa naquele momento. Ou seja, esses pacientes serão estabilizados neste local. É o caso de alcoólatras em abstinência e possíveis suicidas em fase aguda de depressão. Ou seja, é um serviço e utilidade pública, posto que este tipo de internação tem sido feito na cidade de Itapira.
Do ponto de vista acadêmico, esta nova ala beneficiara os cursos de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social. A resistência encontrada em setores da UNITAU foi vencida por ordem do Reitor com o apoio de outros grupos, incluindo os alunos. Isso revela o estigma e o pouco preparo que a sociedade tem para lidar com os transtornos psiquiátricos que, segundo dados da OMC, serão responsáveis, até 2015, por 40% das aposentadorias precoces.
A situação do HU continua precária, apesar das promesas do governo do Estado. Aparelhos básicos como o Tomógrafo, carrinhos de anestesia e o ultra som estão quebrados. Sem estes aparelhos é impossível fazer o mínimo pela população de Taubaté.
Resumindo : As verbas liberadas podem ajudar a resolver os problemas da Psiquiatria e UTIs. Porém, continua nossa luta pelo funcionamento normal de todo o HU. Nos aguarde!!


© Jornal Contato 2005 - info@jornalcontato.com.br