Por: Paulo de Tarso Venceslau

Crédito e economia de energia


Albertino de Abreu, CIESP, apresentando Paulo César de Almeida, da COAN

O CIESP Regional de Taubaté continua com a bola toda. Na quinta-feira, 4, foi realizada uma reunião de trabalho a respeito de dois temas fundamentais para as atividades empresariais: economia de energia e o cartão de crédito do BNDES.

Economia de energia
Rene Mina Vernice já comandou a Bandeirantes Energia em São José dos Campos. Hoje possui uma empresa de consultoria a Rever Energia. Vernice apresentou uma série de alternativas técnicas que podem resultar em economia de até 40% das despesas com energia elétrica.
Uma das dicas fornecidas pela Rever é que se a concessionária de energia cobrar a mais e o cliente pagar a empresa é obrigada a ressarcir em dobro o que foi pago a mais. Cá pra nós um excelente investimento.

Cartão BNDES
Fabiano de Souza, gerente do CIESP do Regional de São José dos Campos e apresentou o Cartão BNDES do qual é representante regional. O Cartão tem a finalidade de finaciar investimentos das micro, pequenas e médias empresas através de um crédito rotativo pré aprovado para aquisição de bens de produção.
O finaciamento é automático e pode ser pago em 12, 18, 24 ou 36 meses com prestações fixas e taxas de juros bem abaixo do mercado. Em julho, o juro cobrado foi de 1,39% ao mês. Qualquer empresa com faturamento bruto anual de até R$60 milhões está apta para solicitar o crédito desde que esteja em dia com com os tributos federais.


Fabiano de Souza fala sobre o Cartão BNDES

O limite de crédito é de R$100.000,00. E o Cartão BNDES pode ser solicitado pela própria internet através do site www.cartaobndes.com.br.
Fabiano esclareceu ainda que pretende dar um dia de plantão por semana. É preciso cobrar de Albertino de Abreu, diretor regional do CIESP para assegurar a preença desse representante do BNDES em Taubaté. Com certeza, vai economizar muito tempo e dinheiro dos empresários que precisam de finaciamento com taxas de juro bem abaixo das cobradas no mercado financeiro.
No final do encontro, foi servido um coquetel patrocinado pela Coan Alimentação e Serviços representada por Paulo César de Almeida, um velho conhecido do setor industrial.

Cooperativa de Crédito à vista

Nos próximos dias o Banco Central deverá receber e analisar o estudo da primeira cooperativa de crédito do Cone Leste Paulista. Assim que for aprovada, Taubaté deverá sediar a sede desse novo banco destinado exclusivamente para seus cooperados que podem ser pessoas jurídicas (empresas) e ou físicas.Trata-se de um projeto há muito perseguido por André Saiki, presidente da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT).
Depois de longa pesquisa, a ACIT foi escolhida pelo SICRED para capitanear a formação de uma cooperativa de crédito, um banco cooperativo gaúcho mais antigo do Brasil. Essa banco será o responsável pelas operações quqe serão realizadas no mercado interbancário, uma exigência do Banco Central (BC) para aprovar uma cooperativa de crédito. A escolha da ACIT deveu-se a pesquisa realizada na região que comprovou ser a ACI mais bem estruturada.
O funcionamento da Cooperativa fará com que todos os serviços bancários, incluindo o crédito, terão um custo bem inferior aos praticados pela rede bancária convencional.
Mais um ponto para a ACIT e um golaço para os empresários de Taubaté que poderão reduzir substancialmente os custos finaceiros na formação de preço de seus produtos e serviços.

(foto: André Saiki realiza o projeto da cooperativa de crédito)

| home |

© Jornal Contato 2005