Por: Paulo de Tarso Venceslau e Marlon Maciel Leme
Fotos: Paulo de Tarso Venceslau

Fabiano Vanone, presidente da Juventude do PSDB

“Ainda não estou com essa mentalidade de planejar uma carreira política, de buscar um mandato”

 

Apesar da vivência em cinco campanhas eleitorais vitoriosas ao lado do pai, Orestes Vanone (PSDB), atual presidente da Câmara de Taubaté, Fabiano Vanone, 27, pai do pequeno Giovani Bruno, de 4 anos, acaba de oficializar sua estréia na vida política. Eleito presidente da Juventude do PSDB na cidade, a pouco menos de um mês, o jovem tucano, que também assessora os trabalhos do pai, concedeu sua primeira entrevista à imprensa no último dia 2. A pouca experiência diante de jornalistas, Fabiano contornou com a vivência adquirida ao lado do pai. “Cresci no meio político”. Seguindo o estilo Orestes Vanone, Fabiano dá seus primeiros passos olhando a questão social. Seu maior desafio, porém, é desvincular sua imagem da atuação do vereador Vanone e despontar no comando da ala jovem peesedebista em Taubaté. “Vamos atrair os jovens, não somente pela política. A política virá naturalmente. Temos que ser realistas: só com a política você não consegue atrair jovens”. Antes que se acendam os holofotes da vida pública, Fabiano adianta que se considera “despreparado” para assumir qualquer compromisso eleitoral. Confira os principais trechos da entrevista exclusiva concedida a CONTATO durante quase uma hora.

Fabiano: "Sejamos realistas. Só com política não dá para atrair jovens"

CONTATO: Quem é Fabiano Vanone?
Fabiano: Sou taubateano, estudei no IDESA durante muito tempo. Depois, fui para o INTEP. Tenho 27 anos. Na universidade me formei na Unitau, em 2003, em Publicidade e Propaganda. E, até por essa convivência com meu pai, cresci no meio político. Sempre acompanhei meu pai [Orestes Vanone] que é vereador há 12 anos. Na primeira campanha, em 1992, comecei pintando muro e distribuindo santinho. Só de campanhas do vereador Vanone são cinco [campanhas]: quatro para vereador e uma pra deputado. Participei de todas. Na faculdade acabei direcionando os estudos para o marketing político. Meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi nessa área. Devo iniciar pós-graduação em Gerente de Cidades na FAAP em São José [dos Campos] em setembro ou março do ano que vem.

CONTATO: Você vai seguir a carreira política?
Fabiano: Ainda não estou com essa mentalidade de planejar uma carreira política, de buscar um mandato. Estou muito longe de estar preparado para assumir um compromisso desse. É muito cedo pra pensar nisso. Não sou candidato a nada.

CONTATO: Como foi sua filiação no PSDB?
Fabiano: Através do meu pai. Não me lembro a data, mas foi no começo desse ano.

CONTATO: Seu pai sempre foi PSDB?
Fabiano: Não. Ele era PTB. Meu pai sempre foi muito fiel ao partido. Ele foi por 12 anos os três primeiros mandatos, [do PTB} . Elegeu primeiro PTB, o segundo [mandato], em que ele foi o mais votado na cidade, era PTB. Acabou saindo do partido e ingressando no PSDB. Isso foi no ano retrasado, em 2003.

CONTATO: Já foi filiado a algum outro partido?
Fabiano: Era do PTB e sempre acompanhei meu pai. Participava muito da juventude, com o pessoal de São Paulo, até pra aprender.

CONTATO: Você optou por acompanhar seu pai?
Fabiano: Acompanho meu pai porque eu confio na pessoa que leva a política muito a sério. Ele é um dos poucos políticos que eu vejo assim. Então, confio muito no faro dele, do que ele acha que é o melhor no momento. E eu, para falar a verdade, sempre tive um carinho, uma pré-disposição com o PSDB. As lideranças do PSDB daqui são de São José: Emanuel [Fernandes] é uma liderança grande, o Alckmin, governador, é de Pinda. Em Taubaté, tem o [Bernardo] Ortiz que está há anos [na liedrança]. O partido começa a construir uma historia. Você percebe que não é um partido de aluguel, não é um partido de uma pessoa só.

CONTATO: Criar um PSDB Jovem é uma iniciativa do partido em Taubaté?
Fabiano: Na realidade, eu já tinha contato com o pessoal do PSDB de fora e eles tinham interesse nisso desde a eleição do ano passado. Era um pessoal ligado ao Emanuel [Fernandes], de São José. Havia interesse de formar essa juventude aqui e, como o Vanone acabou sendo o mais votado no PSDB, eles acabaram conversando comigo. Tiva a oportunidade de conversar com o vereador Cristiano Ferreira, de São José. Ele se interessou. E veio a coincidência porque o [José Bernardo] Júnior. [filho do ex-prefeito] já estava com vontade de montar. Então, houve uma união de vários interesses. O Jr estava procurando, se preparando pra montar a juventude do partido e eu estava namorando o PSDB para participar da juventude.

 

“Acompanho meu pai porque eu confio na pessoa que leva a política muito a sério”.

 

CONTATO: Você já tinha alguns contatos como Júnior?
Fabiano: Tinha, mas não partidário.Veio da campanha do Vanone pelo PSDB. O Jr é presidente do PSDB e [foi] ele que praticamente comandou toda a campanha [que elegeu Roberto Peixoto]. Foi o grande responsável. Meu contato [com ele] era de campanha.

CONTATO: Como foi sua inserção na política?
Fabiano: Eu sou muito curioso na política, gosto muito de observar. Quanto mais eclético você for, melhor é a política. Meu pai é um político que eu considero diferente. Ele é muito votado à realidade onde está inserido. Faz política voltado em beneficio da população mesmo e não se preocupa muito com discussão partidária. Ele tem lá sua preocupação, mas ele dá mais valor pra questão social. Eu aprendi a ver a política desse jeito. Comecei a participar da política com meu pai assim, com a mão na massa mesmo.

CONTATO: Você tem pretensões de alçar vôos para além de uma Câmara Municipa?
Fabiano: Não, não. No momento, nem na Câmara, para falar a verdade. Não tenho essa pretensão. Para falar a verdade, o que mais me atraiu e me atrai no PSDB são os seus lideres como Mario Covas, o próprio Fernando Henrique, Geraldo Alckmin. Em Taubaté, tem o Bernardo Ortiz que, queira ou não queira, goste ou não goste, são sete eleições vitoriosas. Não tem como discutir. É um fenômeno que acontece de 500 a 500 anos.

CONTATO: Voltando a juventude tucana, quais são suas principais propostas?
Fabiano: Pôr a mão na massa e sair da teoria. Primeiramente, precisamos vender a idéia da Juventude Tucana. Está na hora de participar um pouco mais. Muitas notícias veiculadas nos jornais são reflexos da não participação já que com menos informações recebidas fica mais fácil você cometer um crime. Precisamos criar uma nova maneira de acompanhar isso. Mas, não vamos fazer isso da maneira tradicional. Vamos entrar através de grupos, por exemplo, ensino médio. O que o pessoal do ensino médio está buscando? Primeiro vamos oferecer o que eles querem.

CONTATO: Vocês acham que dentro dessa juventude há uma vontade de participação política?
Fabiano: Existe. E vamos descobrir. Porém, não temos uma proposta final. Vamos atrair os jovens, não pela política [mas] por outros meios, com outras maneiras. A política virá naturalmente. Temos que ser realista: só com a política você não consegue [atrair jovens].

CONTATO: A luta partidária também é forte dentro de partidos. No PSDB, aqui em Taubaté, há um confronto aberto entre o ex-prefeito e o atual. Vocês já pensaram algo sobre isso?
Fabiano: Enquanto Juventude não temos pensamento formado. Hoje temos Bernardo Ortiz, que é um fenômeno político, temos o Ortiz Jr, que é presidente do PSDB, temos Roberto Peixoto, que é prefeito, temos Orestes Vanone, presidente da Câmara e temos o vereador Ângelo Filippini. A Juventude está ligada a todos eles.

| home |

© Jornal Contato 2005