Texto Jorge Fernandes
Fotos: Paulo de Tarso Venceslau e Marlon Maciel Leme

Flashes

Lula e os (ex) companheiros

Bombardeado por todos os flancos com denúncias de corrupções, o presidente Lula, autoproclamado maior autoridade moral do país, encontra dissabores e um acanhado apoio dentro do movimento sindical, o mesmo que o ajudou a se eleger.




 

 

Luís Inácio Lula da Silva já foi unanimidade dentro do movimento sindical. Sua eleição só foi possível porque os trabalhadores, de um modo geral, mantiveram e ampliaram seu apoio desde a primeira tentativa, em 1989. Porém, desde que assumiu a presidência da República, aquela unanimidade deixou de existir, até mesmo entre velhos e inseparáveis companheiros.
As manifestações de sindicalistas durante a visita da comitiva presidencial à unidade da LG Eletronics, na terça-feira, 19, entre eles os metalúrgicos de São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba, no dia da visita de Lula à Taubaté, refletem essa tendência. Embora pacíficas, ordeiras e bem humoradas, o que se viu foi um misto de repúdio e de admiração pelo (ex) companheiro.
Os sindicalistas estavam divididos. De um lado, os metalúrgicos de São José, fundadores da CUT – Central Única dos Trabalhadores, hostilizavam com muito humor o presidente ex-metalúrgico e companheiro na fundação da CUT. Esses trabalhadores são militantes ou simpatizantes do PSTU, um partido político que um dia ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores do presidente Lula.
Do outro lado, metalúrgicos em sua maioria, de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé ostentavam, quase que envergonhados, adesivos com a inscrição “Tô com Lula contra a Corrupção”.
Faixas e carros de som davam vida ao combate democrático de idéias daqueles que até bem pouco tempo estavam do mesmo lado da trincheira. Inclusive dos militantes do Psol, partido político recem criado por militantes expulsos do PT porque não se sujeitaram à guinada imposta pela burocracia dirigente petista.
Confira as fotos da confratenização dos (ex) companheiros.