Espelhos (clique)

Por: José Carlos Sebe Bom Meihy

José Carlos Sebe desabafa a respeito a crise política vivida pelo governo Lula que ele ajudou a eleger. E nadando na mesma maré da opinião pública, continua a acreditar em Lula e no movimento que o elegeu.


Presidente Lula

Não estava no Brasil quando estourou a crise desaguada na CPI dos correios. Lendo no México, não conseguia ter uma visão minimamente clara. Voltei, procedi à leitura de tudo que pude e optei pelo prudente silêncio momentâneo. Mas, como a maioria absoluta dos brasileiros, fiquei perplexo ao saber dos detalhes sórdidos dos envolvidos em outro escândalo que esbarra nos limites do medonho. Diferentemente de muitos, porém, resolvi antes de qualquer opinião aprender o beabá desta profunda ferida aberta no coração de petistas convictos e enfileirados desde os primeiros momentos do Partido que desenhou o mais bonito percurso da história republicana recente.
Resisti com espantosa paciência a todas as provocações e reclamos de posicionamentos imediatos. Não respondi aos instigantes e-mails – inclusive de meus filhos – cobrando de mim o que deveria ser dirigido ao Partido. Aceitei, ainda que não exatamente resignado, a repetição das cobranças que traziam sempre de maneira compreensível, mas estranha a palavra lama. Senti-me meio alvo de pedradas. Justificava, no entanto, os atiradores, pois, afinal eram pessoas que de certa forma dialogaram comigo no processo da eleição presidencial e, tenho certeza, definiram seus votos titubeantes sob minha influência. Refiro-me a uma pequena legião de parentes, amigos, alunos. Não faltaram funcionários do prédio onde vivo, gerente do banco que uso, o padeiro da esquina, a faxineira... Mas, perguntava-me: teria eu culpa alguma? Seria justo manter-me silente como se a confusão não me dissesse respeito? Perdi o sono. Fiquei de luto. Mas conclui alguma coisa.
Antes de continuar, devo dizer que meu propósito mor ao aceitar escrever para este jornal era fiar um tecido generoso no qual bordasse com linhas da literatura, música e cinema, um manto capaz de abrigar um relacionamento fino, elegante, coisa de amigos. Firmei propósito de não discutir superficialmente e de maneira unilateral temas que deveriam merecer cuidados específicos e profundos. Sem supor traições às metas iniciais, contudo, aventuro-me nesta investida como quem precisa desabafar. Faço-o com o respeito e delicadeza que o momento requer. Também com a pureza de quem acredita que estamos em um processo e que sairemos bem desta situação. Afinal, sou convicto ao acreditar que o melhor do Brasil é mesmo o brasileiro.
Historiador, não posso deixar de lado o passado. Então, em primeiro lugar recordo os escândalos do governo anterior, o mesmo que promoveu o projeto Sivam, banco Marka e Fonte-Cidan, os acordos da CEMIG, Tele-gang, as vergonhosas e conseqüentes privatizações (Vale do Rio Doce e CSN como as mais chamativas), as contas do CC5, os depósitos secretos nas Ilhas Caymman, a compra de deputados e senadores para aprovar a reeleição de FHC e outros tantos. Seria inútil rememorar o elenco desses atos se não houvesse uma causa por trás: trazer a público o que de bom acontece: a lavagem da estrada que nos conduz a uma democracia mais sólida. E para isto precisamos sim passar o país a limpo. E doa a quem doer. E custe o que custar.
Desde meus verdes anos de combate à ditadura, não sou radical. Mais do que professar o diálogo, pretendi sempre dar exemplo e discretamente, estar presente. É com estas armas que enfrento o debate atual e assim expresso minha opinião: o governo errou como um todo e precisa mostrar isto. É fato que desde as indicações do nosso confrade Paulo de Tarso sobre os eventos de São José dos Campos em 1993 (revelados em 1997) e depois mais objetivamente com o caso Waldomiro Diniz, Jucá, Meireles e outros, tudo deveria ser esclarecido. Mas não foi. Então que seja agora. O mesmo PT que foi capaz de crescer com seus erros tem que mostrar que a tribo é maior do que seus caciques. E neste cenário, nós partidários, eleitores, temos que atuar. Que sejam feitas as pressões necessárias para que a verdade, toda, apareça. Só assim – e não há outro jeito – poderemos continuar no processo de crescimento.
“Para não dizer que não falei de flores” evoco o esforço de negar a proposta de George |Orwell na “Revolução dos Bichos”. Verdadeiramente, não acredito que um revolucionário ao chegar ao poder se transmute no ditador passado. E evoco também o hilário Luis Fernando Veríssimo para recusar a pecha de “Velhinho de Taubaté”. Ainda acredito no Lula e no movimento que o elegeu. Sei que tudo vai se esclarecer.



| home |

© Jornal Contato 2005