Por: Glauco Callia, presidente do DA da Medicina

Geraldo Alckimin visita Taubaté

Depois de passar 5 horas na capital do Vale, o governador renova promessas e esperanças. Por enquanto é só. Em agosto muita coisa vai rolar.



O Governador de São paulo e Glauco Calia, presidente do DA. Medicina caminhando para o DABM

Primeira Parte: Faculdade de Medicina
Sexta-feira, 24, a quadra de futebol do Campus do bom Conselho reúne a cúpula política da cidade: Roberto Peixoto, prefeito, em pessoa; o vice Alexandre Danelli; Reitor Nivaldo Zöllner; Paulo Raposo, presidente da FUST; Sandra Tutihashi, Diretora da DIR XXIV; deputados padre Afonso Lobato (estadual, PV), Marcelo Ortiz (federal, PV); Enrico Tutihashi, presidente da Associação de ex-alunos da FMT; Vereadores Maria Teresa Paolicchi (PSC), Maria da Graça (PTC) e Orestes Vanone (PSDB). Raposa política, ex-prefeito Bernardo Ortiz e atual presidente da CODASP fez questão de marcar presença ao lado de seu filho Júnior, presidente do PSDB local. Funcionários, baixo clero da Prefeitura, diretores e afins compareceram em massa. E, é claro, todos os dirigentes do Diretório Acadêmico da FMT.
Assessores do governador rondavam tensos pelo campo. Temiam que ocorresse uma manifestação contra o ex-aluno da FMT (Alckmin foi da primeira turma), já que a área estava lotada de universitários vestindo jalecos da Medicina. A certa altura, minutos antes da chegada do governador paulista, a segurança interpelou alguns membros do Diretório sobre a presença de tantos alunos. Resposta óbvia: o Governador era esperado na sede do DA. Assim que chegou, o governador foi interceptado pelos alunos e com eles seguiu para a sede do D.A. que se encontra em reforma. Políticos, incomodados, não paravam de reclamar.
O governador Alckmin ganhou um jaleco dos alunos, imediatamente vestido, assinou o livro ouro. Em seguida, recebeu de Nivaldo Zöllner, reitor da UNITAU, o Regimento do Conselho de Integração Hospitalar, o dossiê sobre o andamento da integração e o pedido de agendamento de uma visita para a inauguração das novas UTIs pediátricas do Hospital Universitário (HU). Finda esta primeira parte, seguiu para as obras do sistema de tratamento de esgoto de Taubaté. Foi conferir o andamento de sua promessa de elevar de 0 para 100% o esgoto tratado da cidade.

Segunda parte: Hospital Regional
No Hospital Regional, depois de ser lançado candidato a presidente pelo prefeito, Alckmin entregou duas motocicletas ao Corpo de Bombeiros antes de ser recepcionado por toda a cúpula da saúde de Taubaté. Padre Afonso, interlocutor junto ao governador, foi interpelado diversas vezes pelos alunos sobre os prometidos leitos de psiquiatria para o H.U., a verba prometida para a UTI neonatal e a questão do Hemonúcleo. Foi lembrado que todos estes processos estão parados na secretaria Estadual. Padre Afonso se comprometeu em interceder junto ao Governador.
Mais uma vez, Alckmin visitou o sexto andar e o subsolo.No anfiteatro, falou sobre a maravilha de se reerguer o hospital em um ano, sua possível visita ao H.U. e pincelou cuidadosamente a questão da integração. Bem de leve...

Prefeito Roberto Peixoto.
Entre tantos discursos, sem dúvida o melhor foi o do Prefeito de Taubaté que lançou nosso Governador à presidência e falou sobre o poder mágico de sua caneta para Taubaté. Discurso inflamado, invocou até Deus na história . Quem não viu, perdeu.

Epitáfio
Alguns políticos de olhos mais aguçados que os assessores do Governador perceberam que mais uma vez o H.U., que faz parte do sistema integrado, ficou só com promessas e esperanças. Tudo foi lindo, com direito a festas e bolos. Mas o fato é que nem os leitos psiquiátricos, que eram desejo do Próprio Governador, saíram. Nada. Nada saiu do papel. Enquanto isso, a situação da saúde de Taubaté toma a forma de uma imensa panela de pressão. Algumas pessoas mais espertas, como padre Afonso, já perceberam o risco. Na melhor das hipóteses, pode ser diagnosticada como "miopia política".
Para piorar, enquanto Câmara, Prefeitura e Estado esperam em berço esplêndido, infelizmente, a cidade tem recebido mais extrema-unções do que bênçãos. Muitos prefeitos do Vale ainda não perceberam o papel do Complexo Regional. Quando o fizerem, não haverá reza que dê soluções para a crise que se aproxima. Agosto promete ser um mês negro para Taubaté. Greves serão seguradas enquanto houver condições de atendimento. Os gestores estão avisados.


Governador de São Paulo entre os alunos da Medicina