Por Marlon Maciel Leme

 

A queda-de-braço entre Luciana Peixoto e Jandyra Ortiz vem se evidenciando desde os primeiros dias do governo Peixoto. Documentos obtidos por CONTATO comprovam a existência de desentendimentos e problemas na escola Madre Cecília como também a frágil relação entre as duas.
No dia 2 de março, Jandyra Ortiz, então diretora do Madre Cecília, recebeu uma carta assinada por A.P.F.P.B, mãe da menor M.P.B., pedindo providências em relação à conduta indevida de funcionários responsáveis pelo estacionamento. Teriam ameaçado cortar sua filha da lista de atendidos. No dia 14, Jandyra Ortiz comunica o fato à direção do DAS através de um memorando à Luciana Peixoto, no qual pede ajuda.


Jandyra Ortiz mexe sua rainha no xadrez político

A triagem (reclassificação dos pacientes) estaria ocupando os funcionários e impedindo o atendimento fonoaudiológico, psicológico e fisioterápico, paralisados temporariamente. No texto, Jandyra faz um alerta sobre o risco de uma intervenção judicial por falta de atendimento na entidade. Junto com esse documento, Jandyra envia uma cópia à diretora do DAS com a resposta fornecida à mãe da menor M.P.B., em relação às providências tomadas pela direção. Esses fatos, hora ou outra, estariam à mostra.
No dia 13 de maio, Luizinho da Farmácia (PDT) fez uma visita de rotina à escola Madre Cecília para averiguar a existência de problemas que estariam ocorrendo na entidade assistencial, como a falta de recursos humanos e materiais – o que estaria inviabilizando o atendimento. Quatro dias depois da visita, Luizinho encaminhou o requerimento nº 938/05 ao prefeito Roberto Peixoto, pleiteando, em caráter de urgência, a aquisição de automóvel e contratação de fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e uma estagiária de Assistente Social. Na Câmara, em discurso inflamado na tribuna, dia 17, Luizinho aventou a possibilidade de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a situação da escola. O requerimento escrito, embora muito mais ameno do que o discurso, não foi atendido, mas teria causado incômodo dentro do DAS e da própria prefeitura. A gota d’água que faltava, portanto, teria sido o discurso do vereador. A repercussão do assunto foi imediata; a reação da administração tucana, também.
Procurada no dia 23 de maio pela repórter Ana Luiza Stipp, do site Taubaté NetNews, para falar sobre o pronunciamento de Luizinho, Jandyra disparou chumbo grosso contra o seu então aliado. Entre outras afirmações, diz que Luizinho “não tem pedigree (...) não está no seu juizo normal (...) faltou com a verdade, torceu os fatos (...) vai ter de responder publicamente, juridicamente (...) vai responder na Justiça”. Motivo desse ataque: o discurso feito por Luizinho da tribuna que teria extrapolado os limites da conversa havida com Jandyra e concretizada no requerimento formal e respeitoso de 17 de maio, no qual indaga sobre a aquisição de automóvel e a contratação de profissionais.
A entrevista, porém, foi gravada por funcionárias do Madre Cecília e seu conteúdo enviado à Luciana Peixoto. A entrevista nunca foi publicada pelo site Taubaté Net News. Curiosamente, esse fato veio a público na sexta-feira, 24, quando a primeira-dama convidou o vereador Luizinho para ouvir e receber uma cópia da entrevista concedida por Jandyra. O vereador havia feito declarações em defesa de Jandyra, depois que a ex-diretora do Madre Cecília, informou, após sua exoneração, que irregularidades administrativas estavam sendo praticadas dentro da unidade. Eis a razão do convite solitário ao edil.
Desde 24 de maio, Jandyra Ortiz, afastada da direção da escola, fora substituída pela professora Rosana Aparecida Guimarães. A ex-diretora do Madre Cecília foi comunicada apenas no dia seguinte por meio de um memorando assinado pela diretora do DAS. Nele, Luciana Peixoto determinou a suspensão “de qualquer atendimento político e pedagógico que não seja autorizado pela diretora Rosana Aparecida Guimarães”.
O fato foi interpretado por CONTATO como mais um passo para isolar os parlamentares dos movimentos sociais e associações de moradores. O discurso de Jacir Pereira da Cunha, ex-escudeiro de Mário Ortiz, na terça-feira, 7, na Tribuna Livre da Câmara seria mais uma prova, conforme apontamos em nossa edição nº 226.
Consultada, Jandyra não nega a entrevista concedida para a repórter Ana Luiza Stipp. Afirma, porém, que foi em outro contexto.
A partir de 1º de julho, o Legislativo entra em recesso até o dia 3 de agosto. Ainda não há uma data definida para que a primeira-dama seja ouvida. Em julho, muita conversa vai correr sob a ponte do Paraíba. As tropas do ex-prefeito Bernardo estão se mobilizando armadas até os dentes. Ano que vem teremos eleições. Esses pontos poderão acirrar ou apaziguar os ânimos. De qualquer, o segundo semestre promete muita emoção no cenário político.

Entenda o caso
02/03 - A direção do Madre Cecília recebe carta de uma mãe pedindo providências em relação a funcionários que cuidam do estacionamento que teriam ameaçado cortar sua filha da lista de atendidos;

14/03 – Jandyra Ortiz envia memorando a Luciana Peixoto pedindo ajuda em razão da triagem que estaria ocupando os funcionários e impedindo a manutenção do atendimento ambulatorial (fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia) paralisado temporariamente; Jandyra comunica sobre o risco de uma intervenção judicial por falta de atendimento na entidade; Cópia da resposta comunicando a mãe das providências tomadas pela direção do Madre Cecília também é encaminhada à diretora do DAS;

13/05 - Luizinho visita o Madre Cecília;

17/05 – Vereador envia requerimento ao prefeito Roberto Peixoto pedindo informações sobre contratação de profissionais da área médica para atuar junto ao Madre Cecília; Luizinho cogita na Câmara a abertura de CEI sobre problemas na escola; o discurso teria afetado a relação entre a direção do DAS e Madre Cecília;

23/05 – Jandyra concede entrevista a um site local; questionada sobre as afirmações de Luizinho na Câmara, a ex-diretora faz duras criticas ao vereador;

24/05 – Jandyra Ortiz é afastada da direção da escola; professora Rosana Guimarães é nomeada para o cargo; primeira-dama comunica funcionários do Madre Cecília sobre a suspensão do atendimento político e pedagógico, sem previa autorização da nova diretora.

17/06 – Prefeito exonera Jandyra Ortiz;

21/06 – Jandyra envia carta ao vereador Luizinho com denúncias.

24/06 – Primeira-dama convida Luizinho para ouvir e ganhar gravação da fita onde Jandyra o critica abertamente.

27/06 – Rádio local transmite trechos mais picantes da gravação. Rodson Lima afirma que denúncia é uma farsa e que produtos da padaria estavam sendo ilegalmente comercializados.

28/06 - Jandyra acusada de mentirosa, por Luizinho, em seção da Câmara.

 

| home |

© Jornal Contato 2005