Por: Glauco Callia, presidente do DA da Medicina

Avança a regionalização, avança a política

"Só tiram da sua mão, aquilo que você larga"
Júlio César


Segue em andamento, o trabalho da comissão que visa criar os conselhos que irão gerir o sistema integrado Hospital Regional-Hospital Universitário. Na verdade, serão dois grandes conselhos. O primeiro denominado Conselho Técnico e o outro Conselho Gestor (ver mais em Temperos da Tia Anastácia, pg 5). O segundo, composto por membros do Estado, da UNITAU e da Prefeitura.
O gestor designado para dar andamento aos trabalhos é o Dr. Enrico Tutihashi que foi um dos idealizadores do projeto e tem participado desta briga nos últimos três anos. Foi, inclusive, patrono dos Fóruns Universitários de Debate, realizados pelo D.A. da Medicina sobre a Regionalização. Os nomes dos conselheiros ainda são uma incógnita pois é nesta hora que a política invade a Saúde.
Para tentar assegurar o sucesso do Conselho, o Diretório Acadêmico da Medicina enviou ao governador Geraldo Alckmin uma moção de apoio à escolha da Tutihashi como gestor. A Unitau, pelo que se sabe, também o apóia para o cargo. Muito Diálogo do Esgoto está rolando nos bastidores. Porém, existe um silêncio estranho no HU que pode ser mais por apreensão do que calma. Outras figuras marcadas circulam entre os indicados para o Conselho Técnico. Roga-se apenas que a decisão seja mais técnica que política.
Um dos cotados é o Prof Dorivaldo, pró-reitor de Administração, que tem a experiência por ter sido presidente da FUST e é membro antigo dos órgãos colegiados da Universidade. Acredita-se que o indicado pela Prefeitura seja o próprio dr. Pedro Henrique, diretor da Saúde, que torce e se esforça para que tudo dê certo. Por sinal, deve estar preocupado com a demora inconveniente do começo das obras na ala psiquiátrica. Os alunos também estão.
A essa altura, a sorte está lançada, agora é pagar para ver!