Por: Guilherme de Almeida

Assinada a integração HU-HR

"Oh bandeira da minha terra, bandeira das treze listras, são trezes lanças de guerra cercando o chão dos paulistas".

Foi publicada, no último dia 18, no DOE - Diário Oficial do Estado -, a assinatura do acordo de cooperação entre o Hospital Regional e a FUST-UNITAU. Após três anos de briga, vislumbra-se a possibilidade de uma melhora efetiva para o atendimento da população de Taubaté. Com a assinatura do acordo, segunda-feira, 30, começarão as reuniões para regulamentar o Conselho Gestor, responsável pela gestão do complexo HU-HR . O Conselho será composto por membros da DIR-24 , da UNITAU e do HR.
Foi realizado no III FEMUT (Fórum de Educação Médico Universitária de Taubaté) um debate sobre os novos rumos da saúde, com a participação dos representantes do HU, do presidente da FUST, Paulo Raposo, Milton Peres, Diretor Clinico do HU, Maria Elisa Moreira Diretora da FMT, Pedro Henrique Silveira, Diretor de Saúde de Taubaté, Audinéia Martins e Aidar Coelho representando o HR, Padre Afonso (PV), eputado estadual, Sandra Tutihashi e Enrico Tutihashi pela DIR-24 e Glauco Callia pelo DA Medicina.
O evento contou, ainda, com a participação dos vereadores professor Jefferson (PT), que lançou publicamente uma "Frente de apoio ao HU", Maria Tereza Paolicchi (PSC) e a
Maria Graça (PTC).
A parte mais difícil da luta pela Saúde pode ter sido ganha com a assinatura dos acordos. Mmas, com certeza, muita política e trabalho ainda devem ser necessários para colocar o projeto em andamento. Esta primeira vitória é dedicada a todos aqueles que lutam por uma Saúde digna em Taubaté.