Por Paulo de Tarso Venceslau

 

 

Chico Tulha presidente do Taubaté

A série A-2 do Campeonato Paulista deste ano acabou de forma trágica para o Taubaté. Como nos velhos tempos, o time nadou, nadou e morreu na beira da praia. Terminou a competição em quinto lugar com 30 pontos. Neste ano, somente os quatro primeiros de cada grupo passaram à fase final.
O Burro da Central cometeu uma série de equívocos durante o campeonato que influenciaram no resultado final. Um exemplo foi o fato de a equipe ter trocado de técnico três vezes. O primeiro foi Toninho Moura, que estava no comando desde 2003. Mas, uma seqüência de quatro jogos sem vitórias fez com que Moura deixasse o time. Em seguida, veio Ivo Secchi que também não teve um bom desempenho. Em 3 jogos, conquistou só 4 pontos. O substituto foi um velho conhecido da torcida, Mauro Mânica, que havia treinado a equipe em 2002. Em 3 partidas, Mânica venceu todas. Porém, essas vitórias não foram suficientes para chegar à classificação.
Outro problema enfrentado pelo Taubaté foi o desfalque de jogadores por causa de contusões. Os atacantes Renato Santiago e Jordan passaram um bom tempo no departamento médico. O meia Denílson, contratado no meio da competição, também ficou fora de algumas partidas. Vale lembrar que no começo da temporada o atacante Gilsinho deixou o Taubaté para jogar na China.
Com os maus resultados e a ausência de alguns atletas por contusão, o clube acabou sendo obrigado a trazer peças novas para completar o elenco. Mas, a inclusão de novos jogadores ao longo do campeonato nem sempre é sinônimo de vitórias. Na maioria das vezes, o que se vê é a falta de entrosamento da equipe. E isso não foi diferente com o Taubaté.
A Meca Sports, empresa que administra o futebol do clube, trouxe o jovem atacante Joel, que não conseguiu se firmar no time titular e também teve problemas de contusão. O principal reforço do Burro foi o atacante Macedo, campeão mundial pelo São Paulo. Macedo teve bom desempenho, mas só marcou dois gols. Outra contratação para o setor ofensivo foi o jogador Maranhão, que estava no Paraná Clube. Porém, o atacante decepcionou a torcida e apresentou um futebol muito fraco.
O atacante Renato Santiago, artilheiro da equipe na temporada com oito gols, já foi dispensado. Santiago recebeu propostas para disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Explicação
O presidente da Meca, Antonio Eduardo de Oliveira, mais conhecido como Toninho, foi procurado pela reportagem de CONTATO, mas não quis comentar sobre o assunto. Oliveira informou que somente o gerente de futebol do clube, Walmir Gritti, poderia dar declarações sobre o clube.
O gerente de futebol do Taubaté disse que o desempenho da equipe foi regular apesar de não ter alcançado os objetivos traçados. “Tínhamos duas metas. A classificação e, conseqüentemente, o acesso. Infelizmente não foi possível.” Isso foi tudo o que nossa reportagem conseguiu da Meca.

Opiniões
O presidente do Esporte Clube Taubaté, Francisco Tulha, disse que a Meca poderia ter feito mais. “No momento em que o Gilsinho foi negociado eles deveriam ter trazido mais um ou dois jogadores.”
O incoformismo do presidente aumenta porque,“Quem conhece futebol sabe que hoje o time pode estar bem, mas amanhã a situação pode ser bem diferente” [e no nosso caso] “o Taubaté perdeu para ele mesmo”, completou.
Tulha afirmou ainda que o Burro estava com uma equipe de qualidade. “O time não poderia ter sido desclassificado na primeira fase de forma alguma”, salientou. Na opinião do presidente do clube, quando o atacante Macedo foi contratado “a vaca já estava atolada. Empatamos com o Flamengo e com o Guará, sendo que os dois apanharam de todo mundo no campeonato”, concluiu o Chico Tulha.
Por outro lado, o ex-presidente do Taubaté Antonio Luis Ravani disse que o Burro da Central esteve muito acomodado na competição. “Como subiam quatro, o time pensou que seria mais fácil”, afirmou. De acordo com Ravani, o Taubaté perdeu pontos importantes dentro de casa. “Não foi feita a lição de casa”, ressaltou. Na avaliação do ex-presidente esse foi o principal fator da desclassificação precoce do time.
A contratação de Ivo Secchi para o comando do Taubaté foi um erro, segundo Ravani. “O próprio Toninho Moura havia dito que a troca de técnico seria uma injeção de ânimo para o elenco. Porém, deveriam ter trazido o Mauro Mânica direto”, concluiu o ex-presidente.
O jornalista Bruno Lemes, da rádio comunitária Liberdade FM de Taubaté, disse que o rendimento do Burro da Central ficou muito abaixo do esperado. “Devido à campanha realizada nos últimos anos e pelo fato de a Meca ter mantido a base esperávamos, no mínimo, que o time tivesse passado à segunda fase”, ressaltou.
Segundo Lemes, a equipe sofreu com a falta de um centro-avante de peso. “Depois da saída do Gilsinho, o time ficou sem referência no ataque”, comentou o jornalista, que acompanhou o Burro durante todo o campeonato.
“Esperamos que a Meca consiga renovar o contrato com a Volks para que o Taubaté possa ter um elenco de respeito”, disse o jornalista.
Como se pode observar, Meca, a grande responsável, embora fuja do assunto como o diabo da cruz, nega fazercomentário a respeito de sua atuação. Porém, as opiniões covergem e apontam o dedo da culpa em sua direção.


Antonio Luis Ravani ex-presidente do Taubaté

| home |

© Jornal Contato 2005