Por Paulo de Tarso venceslau

José Luiz Miglioli, 1º. presidente do TCC em eleição direta

 

Advogado formado pela Unitau, 52 anos, delegado de polícia especialista em prevenção de entorpecente, treinou equipes da Aeronáutica, da Polícia Rodoviária Federal e professores da rede municipal de Taubaté e do Vale do Paraíba num total de cerca de 53 mil pessoas, autor de 3 livros sendo dois ligados à sua carreira (Prevenção de Entorpecentes e Modo de agir do usuários) e um terceiro (Ilustração Espírita) sobre sua experiência religiosa, 3 filhos e dois casamentos, esse é o rápido (ufa!!) perfil do primeiro presidente do Taubaté Country Club eleito em eleição direta realizada no domingo, 15. A partir de agora, Miglioli terá de dividir seu tempo entre a 4ª Delegacia de Polícia de Taubaté, sediada em Quiririm, e os salões e quadras esportivas do TCC. Terá, ainda, de se afastar da presidência do Conselho Deliberativo do clube onde deixou sua marca de dirigente renovador, caxias e moralizador.

CONTATO: O resultado final da eleição chapa Novo Rumo com Transparência 346 votos, Família TCC 247 e Compromisso 69 era o esperado?
Miglioli: Há poucos dias nós tivemos eleição para renovação do conselho. Teoricamente, foi eleito o mesmo grupo ligado a mim. Então, esperávamos mais ou menos esse mesmo resultado.

CONTATO: A eleição transcorreu normalmente ou teve algum problema?
Miglioli: Teoricamente foi tudo normal. Nada de significativo que tenha prejudicado o andamento da eleição.

CONTATO: Quais são as grandes metas da Diretoria Executiva?
Miglioli: Vou continuar fazendo na diretoria o mesmo que fiz no Conselho. Fiz a normatização do funcionamento do Conselho e vou fazer da Diretoria Executiva. O clube é falho justamente pela falta de padrão de procedimento.

CONTATO: Qual padrão de procedimento deveria existir?
Miglioli: Por exemplo, hoje não se sabe teoricamente qual é a prioridade do clube. Como é que nós vamos destinar a verba que é arrecadada? Vamos destinar uma quantia para natação, academia, obras ou contratação de funcionários? O que o associado quer? Ele quer um número maior de eventos sociais ou de esportes? Será que seria necessário não gastar nada, deixar a parte esportiva do clube em péssimas condições e arrecadar dinheiro para comprar os imóveis vizinhos para aumentar o patrimônio do TCC?

CONTATO: Como você pretende levar essa idéia ao associado?
Miglioli: Nós vamos normatizar o regulamento. Qualquer presidente ou diretor deve seguir esse padrão. Está no estatuto. Mas, ninguém nunca fez. Depois, nós vamos formar comissões de associados, que poderão decidir de duas maneiras. Vamos formar uma comissão ampla e dos representantes de todas as modalidades esportivas. Como já fizemos isso no estatuto e deu certo. Fizemos mais de 30 reuniões e em todas tivemos mais de 25 associados [por reunião]. A comissão desenvolverá projetos e encaminhará ao Conselho para ser avaliado. Vamos tentar não repetir alguns erros do passado. Somente por meio das comissões e do Conselho serão decididas as prioridades.

CONTATO: O sr. pensa em fazer uma consulta direta aos sócios, uma democracia mais direta? Tem algo nesse sentido?
Miglioli: Não funciona. O associado só gosta de participar quando pode colocar sua opinião para aprovação. Na assembléia, na hora de aprovar o novo estatuto, poucos associados compareceram. Hoje, funciona a participação do associado de livre e espontânea vontade. Não adianta ficar enviando cartas ou pedindo opiniões. A comissão está aberta para quem quiser participar. É [assim] que funciona.

CONTATO: Essa comissão teria autonomia para fazer uma consulta mais ampla?
Miglioli: O estatuto permite isso. A comissão é um órgão auxiliar.

CONTATO: Qual será o ponto central da administração Miglioli para dinamizar a vida social do TCC?
Miglioli: O TCC tem dificuldade para realizar eventos destinados aos adolescentes e idosos. Temos que aumentar o número desses eventos. O baile do senhor Gino Consorte foi a maior surpresa, tivemos a presença do pessoal mais idoso. Todos os eventos destinados ao pessoal de 25 a 45 anos já são sucessos. Inicialmente, vamos focar aquelas duas faixas etárias. São essas pessoas que não estão freqüentando o clube.

CONTATO: O sr. concorreu com outras duas chapas. Tem uma política para atraí-las?
Miglioli: Todos que concorreram e perderam serão recebidos de braços abertos. Sua participação e idéias serão bem vindas. Muitos reclamam, mas não colaboram. Quem ganhou não foi só uma chapa, não foi o Miglioli, foi um projeto. A diferença da minha chapa para outra foi que nós divulgamos aquilo que já havíamos feito e não propostas do que iríamos fazer. Nas últimas eleições, a única coisa que eu não cumpri, que está escrito nas propostas, foi a cobertura da piscina aquecida.

CONTATO: A cobertura é uma tarefa da diretoria executiva?
Miglioli: Sim. Mas se ela não tiver dinheiro, o Conselho tem que liberar. É uma verba do fundo especial.

CONTATO: Qual a mensagem para seus ex-adversários que vão engrossar a família TCC?
Miglioli: Espero que eles participem com minha equipe e colaborem com o clube. Só isso.


| home |

© Jornal Contato 2005