Beti Cruz betibia@ig.com.br

A CARTILHA

Não tenho nada contra cartilhas. Em meu tempo de criança, todo mundo tinha a sua e era através dela que aprendíamos a ler e a escrever. Esqueci o nome daquela que usávamos na escola, mas lembro-me de algumas lições. A primeira era “a pata nada”. Outra, “o macaco come banana”, se não me engano. A que eu mais gostava era a do “rato roeu a roupa do rei de Roma”. Ficava imaginando o rei que, sentado no trono recebendo visitas importantes, de repente percebia um furo bem visível em seu manto... Envergonhado, não sabia o que fazer para escondê-lo. Embora fosse rei e tudo pudesse, aquilo ele não podia.
Ao longo da vida li outras cartilhas menos convencionais, com dizeres apenas sugestivos. Em uma delas encontrei “sua mãe subiu no telhado...” Em outra, “vovô viu a vergonha da vovó” e ainda “Prometheu cumpriu?”
Assim tenho pensado sobre a nova cartilha que o governo Lula lançou para que falemos sem ofender ninguém, proibindo certos termos há muito arraigados, querendo modificar nossa expressão popular.
Mas seria difícil calar a boca do povo. Caiu na boca do povo, está perdido... Nem Vinícius de Morais escaparia, pois disse que o “samba é branco na poesia e negro demais no coração”. Segundo a nova cartilha, a letra desta música teria que ser reformulada, bem como o que está escrito em tantos livros. Será que aqueles de Jorge Amado e Monteiro Lobato seriam queimados em praça pública? O que seria da Tia Anastácia, pobre senhora “afro-descendente”?...
Acho que em vez desta, outras cartilhas poderiam ser criadas. Para pretendentes a cargos eletivos, por exemplo, esta pequenina se encaixaria bem naquilo que entendo por “politicamente correto” e seria de grande utilidade.
Vejamos:

1) Não prometerás mundos e fundos.
2) Não farás alianças com pessoas indignas.
3) Não cobiçarás mordomias indecentes.
4) Não iludirás o povo com palavras bonitas.
5) Não usarás teu cargo em benefício próprio.
6) Não farás campanha enganosa, sobretudo antes da hora.
7) Não pensarás somente em aumentar teu salário.
8) Não jogarás em outros a culpa de teus erros.
9) Não deixarás a cidade / o estado / o país regredirem.
10) Não participarás de falcatruas.
11) Não mentirás.
12) Não deixarás o poder subir a tua cabeça.
13) Não darás emprego a teus parentes, amigos e cônjuge.
14) Não passarás a mão no dinheiro público.
15) Não deixarás de honrar, nunca, a Pátria Mãe Gentil.

| home |

© Jornal Contato 2005